Santa Casa responde: uso excessivo de celular pode nos prejudicar?

WhatsApp Image 2019 01 29 at 16.22.43

          Sim, o uso excessivo de celular pode nos prejudicar em função do vício que ele acarreta. Por mais que ainda não seja uma categoria nosológica descrita no Manual Diagnóstico e Estatístico das Doenças Mentais, o uso abusivo de recursos tecnológicos pode ser considerado um vício comportamental. A linha que separa o uso do abuso é tênue, logo é importante que se observe e avalie se há ansiedade ou até mesmo fobia quando não é possível usar os recursos do celular. Neste caso, faz-se necessária a busca de ajuda médica e ou/psicológica.
         Algumas pessoas usam bastante o celular, mas não se sentem mal quando estão sem o mesmo, então basta avaliar se a qualidade de vida é preservada mesmo com o uso da tecnologia. É fundamental darmos atenção a toda as áreas da nossa vida: saúde física, mental, relações sociais e profissionais. O celular é bem-vindo, desde que não afete a nossa qualidade de vida.
 
Texto por: Juliana Barboza - Psicóloga Clínica, Especialista em Desenvolvimento Humano e profissional do Hospital Santa Casa de Patrocínio.