Santa Casa responde: quando procurar um psicólogo?

Foto de Samantha Loren

 

          Muitas pessoas já consideraram fazer psicoterapia mas desistiram por vários motivos: medo, vergonha, falta de conhecimento sobre o processo ou até mesmo por não acreditar que vai ajudar em algo. Outras deixam para procurar um profissional quando já estão em uma situação grave e, ainda, tem aquelas que sequer cogitaram a ideia de marcar uma consulta, pois não têm consciência de suas próprias dificuldades. Pensando em sua saúde mental, aqui vão 5 dicas que podem te ajudar e perceber a hora de procurar um psicólogo.

          1. Quando você busca o autoconhecimento

Ao fazer psicoterapia você é convidado a entrar em contato consigo mesmo. Assim, passa a conhecer aspectos de si que nem imaginava existir, compreende a razão de certas atitudes e sentimentos que você tem e aprende a lidar melhor com suas emoções e comportamentos. Então, se você sente que precisa se conhecer mais, a psicoterapia é o procedimento ideal para você.

          2. Quando você tem sentimentos negativos constantemente

É normal você se sentir cansado, desanimado, triste, estressado e ansioso em certos momentos da vida, mas é preciso buscar ajuda profissional quando essas emoções começarem a ser recorrentes e atrapalharem a sua vida de alguma forma. O psicólogo pode te ajudar a lidar com isso, além de identificar se esses sentimentos indicam alguma patologia e, caso indiquem, te fornecer um direcionamento correto para melhorá-la.

          3. Quando você passou por situações difíceis

Situações de grandes mudanças como perdas e separações, é normal demorar certo tempo para aceitar e seguir em frente. Quando alguém passa por isso geralmente necessita sentir-se apoiado e acolhido, o que acontece em um processo psicoterapêutico, onde o profissional pode ajudar a entender, aceitar e enfrentar a dificuldade passada. Além disso, o psicólogo irá observar se há sinais que indiquem o surgimento de algum transtorno, por exemplo.

         4. Quando você tem comportamentos alterados

Se você tem alguns comportamentos que não consegue controlar e que prejudicam a sua vida de alguma forma, a psicoterapia pode te ajudar. Comer ou comprar compulsivamente, sentir medo de sair de casa e de se relacionar com pessoas, chorar o tempo todo, questionar-se a todo momento se está tudo bem entre você e seu parceiro, culpar-se por tudo que dá errado à sua volta… esses são alguns exemplos de atitudes que precisam ser analisadas e tratadas juntos com um psicólogo.

          5. Quando você tem curiosidade, vontade ou quer se prevenir

Sim, você pode fazer psicoterapia simplesmente porque tem vontade ou curiosidade de saber como é. Assim como é essencial consultar o médico de tempo em tempo, fazer exames de prevenção e cuidar da saúde física, procurar um psicólogo é igualmente importante para cuidar da sua saúde mental. É possível que você se surpreenda com os resultados alcançados no processo e que ele te ajude com muitas questões que você ainda nem sabe que precisa!

          A psicologia tem como objetivo promover o autoconhecimento das pessoas, para que elas encontrem dentro de si mesmas as respostas que tanto precisam. Fazer psicoterapia é uma decisão corajosa e inteligente, que pode melhorar seu bem-estar emocional e sua qualidade de vida, por meio da ajuda que o psicólogo vai te fornecer.

          Cuide da sua saúde mental, ela é tão importante quanto a física.