Será que estou com depressão?

WhatsApp Image 2019 01 07 at 11.40.44

 

          É normal se sentir triste, desanimado e cansado às vezes, mas é necessário ter mais atenção quando isso se torna algo recorrente, pois pode ser sinal de depressão.

      A depressão é um transtorno mental que apresenta sintomas de duração prolongada e tão fortes que acabam prejudicando as tarefas cotidianas do indivíduo. Esse transtorno pode atingir pessoas de qualquer faixa etária e gênero, exigindo sempre avaliação e tratamento profissional.

          Além da tristeza, das sensações de vazio, falta de esperança, pensamentos negativos e choro fácil, existem outros sintomas que muitas vezes são desconhecidos ou até mesmo ignorados.

          Por isso, listamos alguns deles para você se informar melhor e procurar ajuda caso se identifique ou até mesmo alertar alguém próximo que pode estar passando por isso:

. Angústia

. Cansaço extremo

. Falta de interesse por qualquer tipo de atividade

. Comportamentos compulsivos

. Insônia

. Fraqueza

. Baixa autoestima

. Sensação de impotência ou incapacidade para os afazeres do dia-a-dia

. Mudança no apetite

. Fadiga

. Dificuldade para se concentrar

. Irritabilidade

. Ansiedade exacerbada

           Lembrando que é necessária cautela na hora de observar os sintomas. Caso você trabalhe por muito tempo ou tenha um trabalho que exija maior esforço físico, é comum sentir cansaço e fraqueza, por exemplo.

          Mas, se você perceber que apresenta todos ou grande parte desses sintomas, simultaneamente e sem motivo aparente, talvez seja hora de procurar um médico especialista para que seja feito o tratamento adequado. Cuide da sua saúde mental, ela é tão importante quanto a física.