A arte de cuidar

  Materia anaPara a maioria das pessoas a palavra “Cuidar” parece estar bem distante da realidade, esquecendo que o cuidado nasce junto de cada ser humano, pois não existe vida sem cuidados.             

 A Palavra cuidar vem do latim cogitare (cogitar) que significa tomar conta de, curar, olhar, velar...                Em meio a tantas correrias do dia a dia acabamos esquecendo de cuidar até de nós mesmos, imagine dos outros. 

E quando se fala de uma profissão que se baseia no Cuidado?

Cuidar de alguém que você nem sequer conhece?

Estou falando desta nobre profissão que é a enfermagem.

          Acredito que nada nesta vida é por acaso e tudo tem um propósito, sendo assim não escolhemos essa profissão, mas fomos escolhidos. Cuidar não é só atender as necessidades fisiológicas como alimentar, higienizar, entre outros, se o fosse cuidar se restringiria a atos, mas não, cuidar também é ouvir o paciente, escutar suas angústias, seus medos, ajudá-lo a enfrentar dificuldades e saber que isso irá melhorá-lo como ser humano, desta forma, outras pessoas também serão ajudadas. Isso se chama Atitude.

           Ser ético é primordial nessa profissão, é ver no paciente a possibilidade de estar no lugar dele. Cuidar é uma arte, talvez a mais bela de todas, uma tarefa árdua que implica acima de tudo estarmos satisfeitos com as escolhas feitas por nós. Com o passar dos anos e convivendo com uma sociedade cada vez mais capitalista tenho receio que a enfermagem, assim como tantas outras profissões, venha se tornar para a maioria das pessoas só mais uma forma de ganhar dinheiro e com isso a essência do cuidar se perca, precisamos resgatar o cuidar com amor, lembrando sempre que tempo e circunstância podem mudar a qualquer minuto. Acredito que a forma que cuidamos, muitas vezes é o reflexo de como fomos cuidados. Mas podemos e devemos mudar tudo isso, com o simples propósito de “entender a Vida para atender melhor as pessoas. ” 

 anna