Sangue nas fezes é sinal de câncer?

 

                                                                                           O aparecimento de sangue nas fezes pode ser algo um tanto quanto assustador para qualquer um. Na era da intestino-humano
internet, os resultados de busca online podem ser aterrorizantes, fazendo a mente dar voltas e voltas sobre as possíveis causas.

No entanto, é preciso se informar sobre o que realmente pode estar acontecendo. O sangramento pode ser resultado de diversos fatores, dos mais simples aos mais graves.

A queixa de sangramento nas fezes é extremamente comum e deve-se a diversos problemas gastrointestinais. A doença hemorroidária, aliás, é a causa mais comum para o sangramento.

Em quadros mais sérios, o sangue pode estar ligado a lesões benignas ou malignas do estômago ou do intestino delgado, doenças inflamatórias intestinais ou doenças diverticulares encontradas no intestino grosso. Tumores no sistema digestivo também podem ser motivo para o surgimento de sangue nas fezes.

Entre as doenças inflamatórias intestinais mais recorrentes, estão a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn.

Já a doença diverticular   se localiza no cólon e afeta a população idosa, acima dos 60 anos, podendo causar dores abdominais, diarreias, e, quando mais sérias, hemorragia retal.

É preciso avaliar ainda se o paciente sente dor ao ir no banheiro, se o sangue pinga no vaso ou molha o papel. Se a resposta for positiva, pode ser que seja hemorroida ou fissura anal. Mas se a resposta for negativa, pode ser um sinal de câncer ou outro tipo de doença mais importante. A tonalidade da cor do sangue, que pode variar de vermelho mais claro até quase preto, também é um indicativo.

Como proceder?

Justamente por ser um problema que pode ser causado por uma longa lista de fatores, não existe uma regra de como proceder em relação à presença de sangramento nas fezes.

Na verdade, a única recomendação é procurar um especialista o quanto antes, pois pode-se tratar de um problema simples ou de algo bem mais sério.

O indicado é procurar um proctologista de início. Depois, se for necessário, o paciente será direcionado para algum exame específico do trato gastro-inestinal.

E quando é câncer no intestino?

Geralmente a palavra que mais assusta as pessoas em relação a qualquer comportamento estranho do corpo é “câncer”. O sangue nas fezes não é diferente, mas, como vimos, existe uma série de problemas que pode estar causando essa situação incômoda, e muitos deles bem mais comuns do que um câncer no intestino.

O sangramento pode inclusive ser resultado de lesões que são precursoras do câncer, como pólipos. Junto dele – e as vezes até antes dele –, o paciente pode sofrer de emagrecimento inesperado, até ficar anêmico, ou identificar o aparecimento de massas abdominais.

É importante notar também que nem sempre a presença do câncer irá causar sangue nas fezes.

“Os sintomas do câncer de intestino são muito vastos e necessitam de uma série de correlações que devem ser interpretadas por um profissional habilitado”. “Em diversos casos, os traços iniciais passam desapercebidos e a doença só é descoberta por sintomas tardios e avançados”. Alerta o especialista Dr. Otávio Sia.