DR. THIAGO GASPERIN, MÉDICO OFTALMOLOGISTA FALA SOBRE O DIA MUNDIAL DA SAÚDE OCULAR

 

DR. THIAGO GASPERIN, MÉDICO OFTALMOLOGISTA FALA SOBRE O DIA MUNDIAL DA SAÚDE OCULAR

olhos
Nesta terça feira, 10/07, é celebrado o dia Mundial da Saúde Ocular. É um excelente momento para dialogarmos com todos em nossa volta: familiares, amigos e até nos mesmos se estamos dando valor e atenção para os nossos olhos. 

O exame oftalmológico deve ser principalmente realizado em pessoas que têm fatores de risco para o desenvolvimento de doenças como o glaucoma e a retinopatia diabética. Enfim , todos que precisam absorver a mensagem de que a saúde ocular deve ser acompanhada e cuidada com atenção ao longo de toda a vida

No Brasil há mais de 1,2 milhão de cegos. A Organização Mundial de saúde (OMS) estima que entre 60% e 80% dos casos de cegueira são evitáveis e ou tratáveis. Isso significa que quase 700 mil brasileiros que são cegos poderiam estar enxergando se tivessem recebido tratamento adequado e em tempo adequado.

Esta triste realidade não ocorre apenas no Brasil. A OMS se uniu com outras instituições globais para que, algumas horas e dias no ano pudessem chamar a atenção da sociedade para os perigos da cegueira evitável: O dia da saúde Ocular.

Devemos nos conscientizar e chamar a atenção de nossos amigos e familiares para evitarmos a tragédia de uma cegueira.

Thiago
Dr. Thiago Gasperin

Médico, Oftalmologista

Hospital de Olhos de Patrocinio

Centro Médico da Santa Casa de Patrocínio

34 3515 2566/3832 6245/98899 0735