Dia Mundial do Rim - Saúde da Mulher

Dia do rim 2

Dia Mundial do Rim - Saúde da Mulher

No dia 08 de março de 2018 estamos comemorando o dia mundial do rim.  Serão realizadas ações em todo o mundo com objetivo de divulgar informações relacionadas à prevenção das doenças renaisAs doenças renais acometem 10% da população mundial, e são muitas vezes silenciosas, ausência de sintomas, sendo necessário fazer exames de urina e dosagem de creatinina para seu diagnóstico precoce.

Sintomas sugestivos de doenças renais: acordar à noite para urinar, urina com espuma, sangue na urina, inchaço em região de olhos e em pernas, descontrole de pressão arterial, cólicas renais. Em caso de doença renal terminal os sintomas são falta de apetite, náuseas, vômitos, perda de peso, fraqueza e pele amarelada.

Esse ano o tema das ações de prevenção é Saúde da Mulher cuide dos seus rins, já que a data coincidiu com o dia da mulher.

Quem cuida de todos também precisa de cuidados. As mulheres são vitais para a sociedade.

Você está em risco:

**Você está acima do peso ideal?

** você tem pressão alta?

***Você sofre de diabetes mellitus??

** há pessoas com doença renal na sua família?

** você fuma?

*** você tem mais de 60 anos?

** você tem problemas no coração ou nas veias das pernas?

ATENÇAO: Se você respondeu sim para uma destas perguntas consulte seu médico. Você precisa dosar a creatinina no sangue e fazer um exame de urina.

Atualmente a Santa Casa de Patrocínio atende a 154 paciente em hemodiálise.

O Centro de hemodiálise da Santa Casa de Patrocínio possui equipe multidisciplinar, composta por três médicos nefrologistas; três enfermeiros; uma assistente social; uma psicóloga e uma nutricionista. O trabalho da equipe multidisciplinar tem como objetivo o cuidado ao paciente, tendo em vista a assistência em prol de um único propósito. Sendo assim, o trabalho visa contribuir integralmente para um atendimento de excelência ao paciente atendido.

Conheça a nossa equipe:
 Equipe Hemodialise-min
 Dr. Omar Caetano Cunha – nefrologista, Dra. Edma Nunes – nefrologista/RT, Dra. Ariane Gimenez Matim Reges- nefrologista, Gabriela Gonçalves de Melo– nutricionista, Liliane Chagas de Oliveira – psicóloga, Priscila Ap. F. Santos – assistente social, Marleida de Fátima Alves– enfermeira /RT, Rosane Barra Cândido – enfermeira, Guilherme Henrique do Amaral - enfermeiro