Tudo que você precisa saber sobre a mamografia

dia da mamografia

O Dia 05 de fevereiro foi comemorado o dia nacional da mamografia. A data foi instituída em 2013, com o objetivo de sensibilizar as mulheres sobre a importância de realizar o exame para a detecção precoce do câncer de mama que é uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil.

Para a detecção precoce do câncer de mama, o exame mais indicado para a mulher é a mamografia, para avaliação das mamas, feito com um aparelho de raio-X chamado mamógrafo. O exame pode identificar lesões benignas e cancerígenas, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações. A mamografia, realizada regularmente, pode reduzir em 30% as mortes por câncer de mama.

A mamografia é indicada a partir dos 40 anos e deve ser realizada anualmente. Para mulheres que possuem casos de câncer na família, em pare primeiro grau (mãe, irmã e/ou filha), a mamografia pode começar a ser feita aos 30 anos, uma vez que o risco de câncer de mama pode ser maior que o da população geral.

O exame é realizado por um profissional em radiodiagnóstico e as imagens são interpretadas por um médico radiologista, oncologista ou mastologista.

Para fazer o exame, a pessoa deve permanecer de pé, onde o técnico fará pelo menos duas imagens de uma mama, sendo uma de cada vez. A mama será comprimida firmemente entre duas placas planas a fim de espalhar o tecido mamário e reduzir a dose de radiação necessária para obtenção de uma imagem adequada. Cada incidência mamográfica dura apenas alguns segundos.

A compressão causada pela mamografia pode causar certo desconforto à mulher, mas não irá machucá-la. A paciente poderá prosseguir o seu dia normalmente após o exame.

Mulheres que têm implantes mamários farão um maior número de incidências mamográficas, geralmente quatro em cada mama. A compressão realizada durante o exame não causa nenhum dano às próteses.

Os homens também podem ter câncer de mama (em cada cem mulheres com câncer um homem poderá ter a doença). Por isso, a mamografia pode ser usada também na avaliação da mama masculina (no aumento do volume denominado de ginecomastia ou presença de nódulo palpável).

Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser! Contato: 34 3839 1000.