Conheça o programa de humanização hospital da Santa Casa de Patrocínio

humanização       Com o objetivo de acolher o paciente e seu acompanhante de forma mais humana, a Santa Casa de Patrocínio adota as diretrizes do Plano Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH), proposto pelo Ministério da Saúde.

 

     O PNHAH, do Ministério da Saúde, propõe um conjunto de ações que têm por objetivo mudar o padrão de assistência ao usuário nos hospitais brasileiros, melhorando a eficácia dos serviços hoje prestados por estas instituições hospitalares e tem como objetivo principal aprimorar as relações entre profissional de saúde e usuário, dos profissionais entre si e do hospital com a comunidade.

 

     Para atender aos objetivos propostos pelo Programa Nacional de Humanização Hospitalar, bem como adequá-lo a realidade da Instituição, o Grupo de Trabalho de Humanização é responsável por desenvolver ações direcionadas ao atendimento humanizado do paciente e seu acompanhante e dos profissionais envolvidos na assistência e áreas de apoio.

 

       O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da Santa Casa de Patrocínio é formado por uma equipe multidisciplinar, composta por equipe de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, área administrativa, dentre outros, que executam periodicamente ações de humanização descrita em Plano de Trabalho que segue as diretrizes do Plano Nacional de Humanização e é revisado anualmente.

 

         Entre as importantes ações do Plano de Trabalho de Humanização destacam-se:

 

  •            Aniversários do mês e Aniversariantes Dodói: um membro da equipe é responsável por cumprimentar os colaboradores e também os pacientes internados que fazem aniversário diariamente e a cada dois meses é realizado um café comemorativo e todos os funcionários são convidados para a confraternização;
  •           Orientação e Reunião com acompanhantes de pacientes: os membros do Grupo realizam semanalmente reunião com os acompanhantes dos pacientes com o objetivo de apresentar os direitos e deveres dos mesmos;
  •         Ouvidoria, que trata-se de um canal direto e aberto com a comunidade, visando acolher a demanda de sugestões e reclamações, buscando melhoria constante;
  •               Pesquisas de Satisfação com Usuários, que tem como objetivo visualizar indicadores de atendimento;
  •          Projeto Saúde do Trabalhador, que é desenvolvido visando a melhoria da qualidade de vida do colaborador através de orientações a Grupos Específicos e palestras educativas;
  •               Lembrança de todas as datas comemorativas da área da saúde, com a finalidade de conscientizar usuários, colaboradores e comunidade.

        Com a atuação do Grupo de Trabalho de Humanização, os procedimentos tornam-se mais acolhedores, facilitando a identificação, pelo usuário, dos profissionais que dele cuidam, o seu acesso à informação e seu direito de acompanhamento de pessoas de sua rede social, a educação continuada dos profissionais e a gestão participativa dos trabalhadores e usuários.

 

           Santa Casa de Patrocínio, saúde é a nossa razão de ser! Contato: 34 3839 1000